top of page
  • contato11589

Cuidado com o "Self Service BI" para todos

Atualizado: 20 de jul. de 2018


Diversos fornecedores enfatizam suas ofertas de “self service BI” e agregam expressões tipo “para todos” e “qualquer um pode usar”. Observando os perfis de usuários de analytics e BI se constata que muitos simplesmente não querem ou não podem aproveitar esta modalida de. Alguns podem se interessar por "faça você mesmo" mas, mesmos estes, nem sempre.

Muitos preferem análises pré-formatadas e solicitam apoio, quando necessário, a usuários mais treinados no uso de ferramentas.


O “self service BI” certamente pode ser útil em determinados contextos mas não é “a solução” para os diversos tipos de demandas. Soluções "guiadas estruturadas", "guiadas flexíveis", e/ou o simples envio de relatórios (entre outras opções) também precisam estar disponíveis em uma plataforma analítica. Ressalte-se que um mesmo usuário pode ter necessidade de todas as ofertas mencionadas acima – ou seja – vários “tipos de BI” para um mesmo usuário.


Fornecedores deveriam evitar expressões superlativas do tipo "for everyone” isto gera uma desconfortável sensação de impotência e de intromissão que pode se transformar em rejeição, até mesmo para outras alternativas mais realistas de aculturamento analítico.

Provavelmente a ideia de “whenever” seja mais adequada. “Self Service BI” não é o objetivo final dos projetos, mas uma opção importante. E isso já é muito.

bottom of page