top of page
  • contato11589

StartSolutions - para um empurrão inicial!

Atualizado: 1 de mar. de 2021



StartSolutions Alfa17


Uma Boa Alternativa para Projetos de Analytics e BI


Para implantar efetivos projetos de Analytcs e BI (ABI) cada área deve ser atendida de forma personalizada para potencializar os seus diferenciais sempre seguindo diretrizes gerais e alinhamento aos objetivos organizacionais.


Normalmente se observam 2 reações dos gestores diante de projetos de ABI:


1 – não gostam de receitas prontas, do tipo “pacote” pois geralmente não funcionam bem. Como uma roupa que sobra em alguns pontos e falta em outros. O ambiente “não-estruturado”, por definição, é personalizado e com alto grau de imprevisibilidade;


2 – não gostam de “partir do zero” e responder perguntas amplas tais como “Quais as informações são necessárias? Especifique suas necessidades”, do tipo “folha em branco”.

Ambas atitudes são compreensíveis.


“Pacotes” atendem características medianas e não solucionam necessidades específicas. Os próprios perfis dos gestores e o “momento” econômico e financeiro influenciam diretamente os tipos de demanda de informações.


“A folha em branco” exige um esforço inicial significativo – uma composição de tempo e energia por vezes indisponível para os gestores. Geralmente não há como evitar essa abordagem e aí devem usar metodologias que potencializem as chances de sucesso.


Então, isoladamente, tanto a visão do “pacote”, quanto a da “folha em branco” tendem a gerar resultados insatisfatórios ou projetos complexos, em especial a primeira.


Uma alternativa de solução é aquela capaz de gerar resultados concretos em curto prazo e, ao mesmo tempo, possibilitar personalizações e ampliações através de ciclos evolutivos.


Os resultados imediatos, além de úteis, servem de estímulo para os novos ciclos.



As StartSolutions Alfa17 – StartVENDAS



Para atender determinados projetos seria interessante ter uma alternativa que: pudesse complementar as boas características de ambas abordagens, ou seja:


a) Imediatamente implantar um modelo básico considerando características comuns e indispensáveis do processo como referencias; e


b) que este modelo tenha sido concebido para ser personalizado e ampliado sem restrições.


Neste sentido, a Alfa17 criou os modelos de StartSolutions que podem ser traduzidas por “aplicações iniciais”.


Elas combinam o melhor das abordagens – “pacote” e “folha em branco”, ou seja, atendem necessidades fundamentais e servem de plataforma evolutiva.


As StartSolutions são modelos pré-formatados que coletam os dados fundamentais de um processo e os transformam em informações para visualizações, análises e distribuição. Tudo isso em poucos dias.


Além de gerarem resultados iniciais imediatos, eles implementam novas dinâmicas no tratamento das informações que servem de base e estímulo para evolução do modelo inicial.


As StartSolutions são uma alternativa interessante para começar, reiniciar ou, até mesmo, complementar Projetos de ABI. Combinam forte “empurrão inicial” com a total liberdade de evoluir sem limites, Um começo que não inicia do zero.


Um bom exemplo é a StartVENDAS, direcionada para áreas de vendas que usam ERP da TOTVS.




bottom of page